terça-feira, 3 de agosto de 2010

“Aconteceu muita coisa na vida dele, ele tem caráter. Uma das maiores qualidades dele é saber levantar depois do tombo.”
- Aline Porto Alegre - prima de Marcelo Dourado
Como se fosse irmã

Marcelo Dourado tem a irmã Janinha no seu coração e a ama de paixão. Mas considera como irmã também, sua prima Aline, com quem morou a maior parte de sua vida, junto de sua avó, Maria de Lourdes, e sua tia Rosângela, na Rua Gonçalves Dias, no bairro Menino Deus em Porto Alegre.
Na foto abaixo, Dourado demonstra seu cuidado com a pequena Aline, no aniversário da tia Yeda na maior “estilera” como ele mesmo diz:

aline 1

O carinho é recíproco, Aline o adora, e entre outras coisas, o acha espontâneo, sensível e carinhoso. E, sempre que possível,  esteve presente na vida do primo.
Na foto abaixo, tia Rosângela e Aline no aniversário de 32 anos do campeão:

aline 2

E no aniversário de 38 anos de Marcelo Dourado em 2010:

aline 3

(foto 1 e 2: arquivo pessoal e foto 3: Tiago Francisco)

Marcelo Dourado e a arte do judô 
“A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.”
Essa citação é de Jigoro Kano, fundador do judô, e um dos maiores ídolos de Marcelo Dourado.
Muitos dos seus ideais, o campeão adota em sua vida, além de ser praticante e professor da arte.
KANO

Jigoro tinha a saúde frágil, chegando freqüentemente a apanhar de seus colegas mais maldosos e então, para proteger-se, treinou jiu-jitsu, mas como tinha ideais pacifistas, Kano nunca viu a arte marcial como um meio de impor superioridade. Para ele, o importante era proteger-se e encontrar um meio para que as pessoas pudessem viver em paz através da saudável prática esportiva.
Assim, baseado nos melhores golpes do jiu-jitsu, deu início ao que o mundo inteiro conheceu como a arte do judô. Às técnicas de ataque e defesa, o professor Kano acrescentou o condicionamento físico, o treinamento intelectual e os valores morais.
Seu sistema reunia as técnicas em três grandes grupos: “nage waza”- golpes de arremesso, “osaekomi” – imobilização, e “shime-waza” – estrangulamento. Essas técnicas foram divididas em golpes aplicáveis em pé (tachi waza) e deitados, chamados golpes de sacrifícios (sutemi waza).


Aqui, o campeão Marcelo Dourado em ação:
judô 1
JUDÔ: O “Ju” significa gentileza, e suavidade, com que pretende utilizar a força do oponente sem agir contra ela. O “Do” significa caminho.

judô 2
judô 3

(fonte: culturajaponesa.com e fotos: Portal do Judô)
 Para saber mais de Jigoro Kano e ver fotos do Instituto Kodokan fundado pelo mestre clique aqui


Marcelo Dourado e o seu “Ha-ha”
Conheça melhor o Nelson, personagem favorito de Marcelo Dourado, na série “Os Simpsons”, e entenda de onde vem o seu bordão. Nelson Muntz tem 10 anos, estudante da Escola Elementar de Springfield. Sua primeira aparição foi no episódio “Bart, o general”, no 5º episódio do programa,  em 31 de dezembro de 1989. Nelson já namorou com Lisa por um breve período, mas isso não mudou seu modo delinqüente de ser, vivia dando socos e “chazão de cueca” nos alunos mais fracos e nerds da escola.
Nas primeiras temporadas era visto como rival de Bart, sendo o “bully” da escola, papel que em episódios atuais é desempenhado por Jimbo, Dolph e Kearney, porém abandonou sua gangue.
Apesar de ainda azarar a vida de Martin Prince, assim como a maioria dos personagens o faz, é atualmente junto com Milhouse o melhor amigo de Bart.
Nelson também é descendente de esquimós. No episódio “Revolta na neve”, ele se propõe a cavar o imenso monte de neve que estava bloqueando a saída.
Provavelmente é um dos mais obscuros e complexos psicologicamente dos personagem de “Os Simpsons”, já que pode ser considerada uma alusão às classes mais baixas dos EUA. Pelo abandono que sofre da família, Nelson ainda caçoa de todos.
Nelson ri de todos, com seu característico “Ha-ha!”, quando alguém se dá mal.
Seu bordão “Ha-ha”, em inglês Haw-Haw, é o terceiro mais famoso da série, perdendo apenas para o “D’oh” de Homer e para o “Ai caramba!” de Bart.

haah

Marcelo Dourado além de usar o bordão “Ha ah!”, adotou a imagem do Nelson em seu perfil no Facebook. Veja aqui. http://www.facebook.com/fcmarcelodourado
Nelson Muntz e seu “Ha-ha!”, bordão utilizado por Marcelo Dourado.

Do http://fcmarcelodourado.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário