quinta-feira, 29 de abril de 2010

Corretor de moda comemora

Durante a semana do Festival de Moda de Fortaleza, o Maraponga Mart Moda recebe cerca de 3 mil compradores

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Marcelo Dourado desfilou ontem pela marca Linhas e Formas
ALEX COSTA


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Cerca de 380 corretores de moda dão suporte a sacoleiros de outras cidades ao adquirir peças para revenda
MARÍLIA CAMELO
29/4/2010


Em meio a lojas e corredores lotados do Maraponga Mart Moda é possível se deparar com um tipo de profissional que se tornou indispensável para o bom funcionamento da cadeia de confecções do shopping.

Em meio aos 380 corretores de moda que estão trabalhando durante o Festival da Moda de Fortaleza (FMF) é possível se deparar com Edson Dias.

As três clientes que estão sendo acompanhadas por ele no decorrer desta semana são sacoleiras que vieram das cidades de Recife (PE), Porta Alegre (RN) e Tauá (CE).

Até sexta-feira as compras delas e de outros clientes que ele ainda espera chegar à capital cearense devem somar em torno de R$ 50 mil. O que Edson leva para o seu bolso? 10% desse valor, ou seja, R$ 5 mil.

A atividade de intermediar a relação entre comprador e lojista é puxada. Mas pode representar uma boa oportunidade de inserção no mercado de trabalho. "Estou na profissão há 10 anos. Foi o meu primeiro emprego. Hoje já tenho uma cartela de 40 clientes fieis. O corretor de moda presta toda a assessoria, há uma grande confiança no seu trabalho, ele acaba sendo o suporte para essas pessoas que vem de fora comprar peças de confecção para revenda", relata Edson.

O presidente do Sindicato dos Corretores de Moda de Fortaleza (Sincom), José Afonso Júnior, explica, no entanto, que a média de comissão dos corretores durante um grande evento de moda como o FMF fica entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. Mas, alguns como Edson, conseguem faturar mais.

"Normalmente, essa feira é o pontapé para que o nosso segmento comece a trabalhar no ano. Até que o FMF comece as vendas costumam ser fracas. Agora o pessoal vem para comprar peças para o Dia das Mães. Lá pelo fim de maio costumam retornar para se reabastecer para o Dia dos Namorados", comenta o presidente do Sincom.

O próximo grande evento no calendário do Maraponga Mart Moda será o Ceará Summer Fashion, que acontece no segundo semestre do ano e que apresentará as coleções Primavera/Verão das grifes.

A cada ano, o Sindicato estima que 30 novos profissionais de moda são colocados no mercado. Mas, se o mercado está saturado, ele acredita que não. "Pelo contrário. Ainda há muito o que crescer com o surgimento de novos shoppings e polos de moda no atacado. Tem trabalho para todo mundo, desde que primeiro essas pessoas façam o curso de corretor oferecido pelo Senac e com duração de três meses", observa José Afonso.

Somente durante o FMF, cerca de 3 mil compradores estão se abastecendo de estoques para levar as últimas novidades para as suas cidades. São pessoas que, em alguns casos, viajaram por até mais de um dia, de ônibus, de cidades das regiões Norte e Nordeste. Ao todo, 13 excursões estão conferindo as novidades trazidas pelas lojas do shopping. Fora isso, ainda tem os que optam por vir para Fortaleza de avião, em ônibus de linha convencional ou até em seu próprio carro.

Último dia de desfiles

Ontem, encerrando os último dia dos desfiles do 30º FMF, alguns artistas abrilhantaram a passarela. A primeira marca a apresentar sua coleção Outono/Inverno foi a Kiev, que trouxe o ator global Thierry Figueira como garoto propaganda de suas peças. Em seguida, Marco Antônio Gimenez arrancou suspiros ao desfilar pela Pahilly.

A Linhas e Formas apostou na presença do mais novo milionário do Brasil, o vencedor do Big Brother Brasil, Marcelo Dourado. Em seguida, desfilaram as modelos da grife Gata Enxerida e o ator Kayky Brito. O desfecho da maratona de desfiles que movimenta o shopping desde segunda-feira, foi dado pela marca Vakko, na qual o ex-BBB e modelo, Carlos Kadu irradiou charme na passarela.

Em três dias,18 marcas regionais desfilaram no Maraponga Mart Moda. Em paralelo, as lojas do shopping realizam ações promocionais diretas de marketing no sentido de atrair clientes e aumentar as vendas no período do Festival. Até amanhã, o evento promete movimentar toda a cadeia têxtil, de confecção e moda cearenses, beneficiando diversos núcleos produtivos de Fortaleza, bem como o setor de turismo cearense, ao receber caravanas de compradores de diversas regiões do Brasil.


LÍVIA BARREIRA
REPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=776605

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