quinta-feira, 29 de abril de 2010

Famosos 'sarados' defendem controle da venda 

de creatina

"Fiscalização é necessária", diz ex-BBB e lutador Marcelo Dourado. Creatina e cafeína foram liberadas pela Anvisa nesta terça-feira (27).

Do G1 RJ

Marcelo Dourado 
Dourado é favor do controle governamental 
(Foto:TV Globo/Renato Rocha Miranda)
Fortões, famosos e a favor do controle governamental sobre a venda da creatina.  Marcelo Dourado, Adriana Bombom e Kléber Bambam têm em comum o olhar cauteloso sobre a medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que liberou a comercialização dos suplementos com base nessa substância. A portaria libera também a venda da cafeína no país, somente para atletas.
A dançarina Adriana Bombom  diz ser a favor somente dos shakes, os suplementos vitamínicos. "Eu nunca usei nenhum tipo de suplemento, tomava somente shakes para malhar. Esta questão tem que ser fiscalizada, um controle é necessário", diz Bombom.
Para o lutador Marcelo Dourado, vencedor do BBB 10, a fiscalização tem que partir do governo. " Eu achava que creatina era dopping, mas se liberaram é porque não deve fazer tão mal assim. Só que como a venda é somente para os atletas, o governo tem que fiscalizar. Se não muitas pessoas, que não são atletas vão tomar e isso faz muito mal", diz Dourado.
Dourado condena qualquer exagero no uso dos suplementos. "Mesmo para os atletas, a creatina e a cafeína têm que ser tomadas sem exagero".
Para o ex BBB Kléber Bambam, somente a venda da creatina deve ser controlada."A venda da creatina precisa ser controlada. Esta substância deve ser usada somente por atletas que competem", diz Bambam.
 Outro ex BBB, Kadu concorda com a liberação, mas aconselha um acompanhamento médico."Estou de acordo, pois nem sempre o atleta consegue suprir as suas necessidades diárias e, com o uso dos suplementos, isso é resolvido. Porém, deve existir um acompanhamento médico e nutricional antes de usarem qualquer tipo de suplemento", explica.
Eu estou de acordo, pois nem sempre o atleta consegue suprir as suas necessidades diárias e, com o uso dos suplementos, isso é resolvido. Porém, deve existir um acompanhamento médico e nutricional.
Quanto a cafeína, Bambam minimiza. "Acredito que a cafeína não faça mal a ninguém. Eu mesmo tomo bastante café", revela.

Twitteiros a favor
No twitter, blogueiros expressaram satisfação com a decisão da Anvisa. O  nutricionista Marcus Ávila festejou. " Finalmente a Anvisa libera de novo a creatina como suplemento. A proibição e a restrição de uso apenas como medicamento era ridícula", postou.
Outro twitteiro, Lúcio Marreto, revelou que, mesmo sendo ilegal a venda, conseguiu comprar a substância no mês passado. "Só agora a Anvisa liberou a creatina? Comprei mês passado numa boa, com nota fiscal e tudo", twittou Lúcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário