segunda-feira, 17 de janeiro de 2011



Um paredão de Negros 


Não acho que exista nenhum tipo de perseguição racial por parte do grupo


Ao olhar a formação do paredão desta semana a primeira coisa que me salta aos olhos é que numa edição com um número significativo de negros, três deles estejam na berlinda para serem eliminados. Quero deixar claro que eu não acredito que eles tenham sido escolhidos por serem negros, não acho que exista nenhum tipo de perseguição racial por parte do grupo, apenas achei curioso.

Talvez, e vejam bem que eu estou dizendo TALVEZ, o colocar três negros no primeiro paredão do BBB11 faça parte de uma atitude inconsciente do ser humano de colocar à margem da sociedade quem já lá se encontra por estranhas construções, percepções e conceitos criados pelo homem. O homem inventou essa coisa chamada sociedade, cheia de regras, classes, preconceitos e noções pré-concebidas. E, imersos nessas noções, a gente comete erros de julgamento no decorrer de nossa vida.

Que chance teria Ariadna nessa sociedade? Que chance terá Ariadna num programa como o BBB? Ariadna é tudo que o homem colocou à margem da sociedade. É negra, pobre, feia, transexual, iletrada. Por nascimento teve poucas chances de dar uma guinada na vida e por características pessoais essas chances foram reduzidas. Ariadna sequer tem algum talento, não tem carisma, não tem doçura, não mostrou, até o momento, nenhuma característica passível de ser admirada.

Pois não nos enganemos, o público de BBB busca algo para admirar naquele escolhido para ganhar 1,5 milhões de reais, mesmo que sejam qualidades fabricadas pelo imaginário do público. Mas, até mesmo para o público fabricar esse personagem ideal, o participante de BBB tem que ter características que permitam ao público viajar e inventar alguém que possivelmente não existe ou ressaltar qualidades que efetivamente existam.

No entanto, apesar disso tudo ou, quem sabe, justamente por tudo isso Ariadna movimenta o Big Brother Brasil em sua décima primeira edição. Ela nos dá elementos para que a gente conte uma história, mesmo que seja uma história de rejeição, da rejeição do público em cima de tão inesperado personagem.

O público da net parece disposto a deixar Ariadna na casa, mas até essa disposição será difícil de ser traduzida em votos, pois falta ao público da net a paixão necessária para romper barreiras e se dispor a votar com vontade.Seja para deixar Ariadna na casa ou vontade irrefreável de eliminar os seus concorrentes no paredão. Enfim, vamos aguardar. Até amanhã esse cenário estará mais definido.

Além da presença dos negros no paredão, outra coisa que meu grilo falante está sussurrando em meu ouvido é a posição da Natália no jogo. Ontem, aqui no DCPL, nós tivemos uma pequena polêmica sobre o subtítulo que eu coloquei no vídeo da Natália e do Cris no quarto do líder enquanto a Diana passava mal.Alguns vieram corrigir o post dizendo que a Natália foi a única a cuidar da Diana depois da prova da comida.

A correção foi feita por mim, e era mesmo para ser feita, e no post seguinte eu publiquei o vídeo em que Natalia e Cris chamam Diana para ir ao quarto do Líder se recuperar de seu mal estar passageiro. Mas, confesso que meu grilo falante continuava a sussurrar em meu ouvido, havia ainda alguma coisa que me incomodava.

Hoje pela manhã eu conversava com Roberto sobre o jogo e sobre meu sentimento não definido sobre Natália e as atitudes dela com a Diana, sem saber onde colocar o dedo na ferida, sem saber como definir o que me incomodava. Roberto me olhou e disse: você está incomodada porque ela levou Diana para o quarto do Líder para cuidar dela e não cuidou. Yes! Foi exatamente isso. Cris e Natália, apesar da atitude de levar Diana para o quarto do líder, quando lá chegaram simplesmente ignoraram a tristeza e o choro engolido de Diana. Não conversaram com ela, não confortaram sua frustração. Pelo contrário, existia um ar de triunfo pedante pela vitória na prova.

E a escolha do Anjo? Muita gente achou que Natália imunizaria Diana ou alguém de seu próprio grupo, mas ela escolheu o Rodrigão. Para mim sua escolha foi uma total surpresa. Estou fechando questão sobre a Natália? Ou até mesmo sobre a Diana? Não. Mas, fiquei apenas pensando em quais serão as decisões futuras de Natália, o que norteará suas escolhas no decorrer do jogo, que tipo de vínculo ela vai estabelecer com seus companheiros de confinamento. E não sei se eu gostei da pessoa que eu vislumbrei.

Posso estar errada? Claro, na próxima semana eu posso descobrir que Natália é uma grande jogadora e que sua inteligência e estratégia são suficientes para encobrir esse toque de desumanidade que eu percebi nesta primeira semana. Pode ser até que eu acabe descobrindo que ela é a pessoa mais humana do BBB11. Mas, as premissas que eu tenho neste momento não são muito promissoras.



Do decarapralua

Nenhum comentário:

Postar um comentário