sábado, 29 de maio de 2010

Do humor marginal ao sucesso de público

Revista Veja de 24 de maio de 2010
Por Joao Marcello Erthal
                                 Silvio e Vesgo: atrações desde o início do programa. (Foto: Divulgação)
Quando surgiu, em 2003, o humor quase marginal do Pânico angariava ao mesmo tempo gargalhadas e repúdio. O escracho só começou a ser levado a sério pela concorrência em 2004, com as Sandálias da Humildade – quadro em que o humorista Ceará, travestido de Sílvio Santos, e o Repórter Vesgo perseguiam gente reconhecidamente esnobe para fazê-los calçar um par de sandálias douradas. Gostasse ou não, o público começava a perceber, na bizarra caçada a personalidades como Luana Piovani, Daniela Cicarelli e até o argentino Diego Armando Maradona, que algo diferente – ainda que incômodo – acontecia na TV. Desde então, usar a celebridade como 'escada' para a piada passou a ser marca do programa.

É claro que nem todo famoso leva na esportiva as perguntas inconvenientes. Mas o Pânico não está nem aí para o que pensa o entrevistado. "O programa leva o deboche um grau acima do que é convencional. Ele ridiculariza a celebridade, e isso é o bom do programa. Ao mesmo tempo, deixa a celebridade se divertir e transforma gente comum momentaneamente em figura ilustre", analisa Eugenio Bucci, jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP.

O Pânico inova, mas também imita. E quando percebe um filão que mantém a atenção do público não hesita em copiar, a seu jeito, um formato ‘matador. Os momentos finais do programa do dia 23 de maio foram reservados aos 15 minutos de fama de Gorete, uma jovem pobre e com quase nenhum dente, que sonhava em se parecer com Gisele Bündchen. Implantes dentários e de cabelos, tratamento de beleza, novas roupas e a reforma do apartamento de Gorete – com direito a um clone de Luciano Huck mostrando os novos móveis – ajudaram a segurar a audiência para o programa igualar o recorde de pico de audiência do ano passado: 17,6 pontos no Ibope. Como se sabe, dar casa nova e melhorar o visual de alguém não pode ser considerado novidade na TV há um bom tempo.

Os produtores rejeitam a acusação de que tentam alavancar a audiência com conteúdo apelativo. Mas os números da audiência mostram que esse tipo de imagem, pelo menos no Pânico, rende bom Ibope. O recorde de audiência no ano passado, de 17,6 pontos, ocorreu no momento em que boa parte do programa era ocupada pelo Xurupita’s Farm, uma paródia do reality show A Fazenda, da Record. Corridas na lama com algumas ‘panicats’ com pouquíssima roupa foram apenas algumas das bizarrices do quadro, que tinha esse nome em homenagem ao Zina da Xurupita, nome artístico de Marcos da Silva Heredia, o 'dono' da fazenda do Pânico.

Zina, morador de uma região paupérrima de São Paulo, foi transformado em humorista e incorporado ao elenco depois de, numa entrevista de rua, produzir um bordão: com a fala arrastada, ele repetia "Ronaldo!", dirigindo-se ao jogador do Corinthians. Detido com cocaína no fim do ano passado, ele foi afastado do programa e admitiu ser dependente químico – explicou-se, então, sua dificuldade de articular frases maiores que os curtos bordões que, trabalhados na ilha de edição, rendem gargalhadas na televisão.

Para quem conhece a gênese de grandes novidades da TV, o processo de ascensão do Pânico, da quase marginalidade ao filé da audiência, não é novo. "Quando surgiu o Casseta e Planeta, era esse tom acima que marcava o humor do grupo. Fausto Silva, que surgiu com o 'Perdidos na Noite' e hoje é líder de audiência na Globo, também apareceu na TV como contestação, como transgressor", lembra Bucci.


Gorete pode ganhar quadro no 'Pânico', diz Ceará

Veja 24 de maio de 2010
Por Maria Carolina Maia

Gorete, reformulada no quadro 'Gorete Quer Ser Gisele', posa ao lado de Sabrina Sato (Foto: Divulgação)
Grande responsável pela boa audiência alcançada pelo Pânico na TV nas últimas semanas, quando passou por um reality show de embelezamento à custa do próprio emprego, a humorista Gorete pode ganhar um quadro no programa. Ao menos, essa é uma ideia de Wellington Muniz, o Ceará. "Disseram que ela ficou a cara da Marcia Goldschmidt. Então, vou propor que ela tenha um quadro em homenagem à Marcia, assim como eu tenho o Gabi Herpes, que homenageia a Marília Gabriela."
 
Neste domingo, o Pânico na TV alcançou a liderança entre os canais abertos por 35 minutos seguidos. Teve média de 12 pontos no Ibope, com picos de 17,6 - audiência recorde na história do programa. Gorete foi o destaque da atração, ao aparecer recapeada. Quando fazia a personagem Paula Veludo, entre outras coisas, a humorista era desprovida dos dentes dianteiros (foto abaixo). Durante o reality show "Gorete Quer Ser Gisele", ela pôs dentadura, ajeitou os cabelos, repaginou o figurino e virou uma mistura da cantora Stephany com a apresentadora Marcia Goldschmidt, citada por Ceará. Confira abaixo uma conversa do humorista com VEJA.com.

A que você atribui a audiência recorde do Pânico neste domingo, à estreia da tecnologia 3D na Rede TV! ou à Gorete?
Acho que o conjunto todo ajuda. Mas a Gorete conta mais, porque a gente veio preparando essa novela por mais de um mês. Brasileiro gosta de novela e essa era uma novela da vida real. Nós também batemos o Lost em trend topics no Twitter. Isso é motivo de orgulho (trend topics, ou TTs, são temas que pautam mensagens criadas por tuiteiros ao longo de um dia, e vêm sempre precedidos do jogo da velha).

Para participar desse reality show, a Gorete teve de abrir mão do emprego,A velha Gorete (Foto: Reprodução) porque não poderia mais fazer a personagem Paula Veludo. Não foi uma condição dura impor à Gorete que escolhesse entre a beleza e o emprego?
A personagem nem tem como existir mais, com aqueles dentes. Mas a Gorete preferiu ficar melhor, com dignidade, se olhar no espelho e se sentir bem, mesmo sabendo que a personagem dela ia ter de deixar o programa. Ela estava muito emocionada, ontem, e todo mundo do Pânico ficou emocionado, também.

Não há possibilidade de a Gorete ser readmitida no programa?
Só se for para fazer um quadro do programa da Marcia Goldschmidt, já que todo mundo diz que ela ficou a cara da Marcia - o que eu acho um elogio, porque ela é uma mulher bonita. A Gorete pode ter um quadro em homenagem à Marcia, como eu tenho o da Gabi Herpes, que homenageia a Marília Gabriela. Foi algo em que acabei de pensar. Se vai ser aprovado pelo grupo, eu não sei, mas vou propor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário