terça-feira, 4 de maio de 2010

Ivan, irmão de Dourado, explica a frase "Força 

e Honra"

Palavras foram usadas pelo lutador em dia de paredão

Lele Siedschlag, do R7
Divulgação 

Marcelo Dourado exibe sua tatuagem de samurai

Se você assiste ao Big Brother Brasil 10, já ouviu a torcida de Dourado gritando "Força e Honra!" em dia de paredão, e ele gritando a mesma frase de volta.

Mas o que significa esta expressão? O R7 falou com o irmão do lutador, Ivan, que faz mestrado em antropologia e tem 26 anos, e pediu para ele explicar o real sentido das palavras tão queridas por Dourado.

- O Marcelo é muito ligado à filosofia samurai, e sempre usou essa frase, inclusive quando dava aula pra gente (seus irmãos). Um dia, assistimos ao filme Gladiador, e vimos que os soldados do filme falavam 'Força e Honra!' quando iam pro combate. O Marcelo então me disse que sempre tinha usado essas duas palavras no esporte, mas só então entendeu o sentido. Força é a força interior, não a força física. E honra é o valor máximo do ser humano. Se todo mundo cultuasse a honra, não haveria guerras no mundo. Marcelo Dourado também tem um samurai tatuado no braço. O desenho, segundo seu irmão, foi tirado de uma revista que o lutador ganhou de um de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário